A instituição escolhida para sua formação deve ser bem pensada. No momento de disputar uma vaga no mercado de trabalho esse requisito vai pesar. As empresas preferem contratar aqueles que aprenderam sobre a área nos locais conhecidos nacionalmente. Por isso, vale a pena saber quais as melhores educadoras da sua região.

Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, e por isso recebe grandes instalações educacionais. Considerando que muitos dos mineiros concentram seus estudos, seu trabalho e vivem próximos a cidade.

Dessa forma, é possível que o local seja mais rico no setor educacional do que os municípios do interior, por exemplo. Vale a pena conferir quais as opções e como o mercado enxerga essas instituições de destaque.

Curso técnico ou de graduação?

No fim do Ensino Médio ou durante um momento de reflexão é comum pensar sobre qual o melhor caminho vocacional a ser seguido. Seja na escolha da profissão, como no tipo de curso que será iniciado.

Tanto curso técnico como o ensino superior, são muito bem vistos no país. As formações é que são diferentes, enquanto o técnico estuda cerca de 2 anos o graduado deve cursar pelo menos 4 anos.

No estado, os cursos SENAI Minas Gerais 2020, por exemplo, são adotados como uma forma de se qualificar para o mercado. De referência não apenas na região, a escola permite o contato direto com a prática e forma profissionais bem capacitados.

Em contra partida, a formação no ensino superior pode ser financeiramente mais vantajosa. Pois, os cargos ocupados normalmente são superiores.

Como escolher uma boa instituição de ensino

Aqueles que desejam iniciar sua formação em uma instituição pública, assim como os que pagarão pelo curso. Todos devem visitar o local para conhecer sua infraestrutura, antes mesmo de fazer sua inscrição.

A maioria das universidades e escolas técnicas permitem esse tipo de visitação técnica. Para que o aluno possa considerar pontos importantes, como:

  • Qual a qualificação do corpo docente;
  • Infraestrutura da biblioteca e laboratórios;
  • Proximidade com pontos de ônibus, metrô e trem;
  • Reconhecimento no MEC;
  • Prêmios e qualificações da instituição.

Universidades e escolas técnicas em Belo Horizonte

Em todo o Brasil, uma das escolas de ensino técnico mais reconhecidas é o SENAI. Por isso, vale a pena acessar o site e conhecer mais sobre a instituição.

Quanto as universidades, a UFMG é a mais reconhecida. Pois, se trata de uma instituição pública administrada pelo Governo. Os estudantes também podem buscar pelas instituições que ganharam mais destaque na região, como:

  • PUC (universidade);
  • FUMEC (universidade);
  • Estácio (para curso técnico);
  • Coltec (curso técnico).