A renovação do Fies acontece periodicamente e muitos estudantes já garantiram a continuação da sua bolsa, cumprindo esse requisito. De acordo com o programa, anualmente, centenas de estudantes acabam perdendo o prazo de renovação e podem acabar saindo prejudicados.

Se você perdeu o prazo de renovação da sua bolsa do Fies, precisa ler as informações a seguir.

O que é a renovação do Fies?

O Fies é um programa de financiamento estudantil que surgiu como uma das formas de possibilitar o acesso ao ensino superior da mais alta qualidade.

Para que o programa possa funcionar corretamente, o mesmo exige diversos requisitos dos bolsistas, sendo a renovação do Fies apenas um deles.

Quem já estuda com bolsa através dessa iniciativa, precisa estar atento ao FIES 2020 para não acabar sendo prejudicado pela quebra do prazo limite.

Durante a utilização da bolsa do Fies, o estudante não precisa pagar pelas mensalidades. Só deve ser quitado, o valor de R$150 trimestrais de acordo com o que está previsto no contrato de financiamento.

Além disso, é necessário cumprir com o aditamento Fies, um processo que confirma para o programa que a situação do estudante está regular e possibilita a mudança de dados cadastrados na própria instituição.

Posteriormente, o registro será confirmado pelo SISFIES 2020. O sistema permite que o estudante possa atualizar seus dados de forma simples, o que deve ser feito ao começo de cada semestre durante o período indicado.

Perdi o prazo, e agora?

No geral, o Fies funciona através de sua plataforma digital para simplificar os processos relacionados a sua distribuição de bolsas, mas ainda é comum que muitos estudantes acabem perdendo o prazo.

Você pode reverter a sua situação se possuir um aproveitamento equivalente no seu curso, estiver com os pagamentos anteriores a aquisição da bolsa em dias, assim como os pagamentos trimestrais.

Esses requisitos são fundamentais para que você possa solucionar a sua pendência com o programa, então é interessante que você possa cumpri-los o quanto antes.

Quando essas etapas forem finalizadas, você deve procurar imediatamente a sua instituição para que ela possa avaliar o seu pedido de aditamento.

É válido mencionar que não realizar o aditamento pode levar o estudante a ter a sua bolsa suspensa, entretanto, a suspensão só é aplicada a partir de dois semestres.

Então, verifique os pagamentos e entre em contato com a sua instituição o quanto antes para que a sua bolsa não venha a ser suspensa pelo programa.