A educação é um dos aspectos mais importantes para a vida de qualquer pessoa e ela é dividida em diversos ambientes. Por exemplo, existe a educação familiar, escolar e social e todas precisam acontecer em determinado momento. Mas afinal, que momento é esse? É preciso entender e respeitar o tempo da criança, portanto leia o texto a seguir e confira qual a hora certa de colocar o seu filho na escola:

Quando acaba a licença maternidade ou o hotelzinho vai ficando pequeno para as noções de movimento do seu bebê, pode ser a hora de colocar ele na escolinha. Você vai notar que na primeira turma, existirão muitas crianças de idade diferente, isto porque, cada criança tem seu tempo.

Além disso, é preciso considerar a realidade da família. Existem algumas questões que você deve pensar antes de decidir que está na hora de colocar o seu pequeno na escola.

Como é o desenvolvimento do seu filho?

Se você valoriza este aspecto em primeira instância, pode ser válido considerar o ingresso prévio na escola. Principalmente para aquelas crianças que só conviveram com a família. Na escola, novas habilidades de comunicação e sociedade serão desenvolvidas e isto será positivo para o crescimento pessoal da criança.

Existe alguém disponível para ficar com o seu bebê?

Muitos pais optam em colocar o filho na escola antes dos três anos porque não podem ficar com eles em tempo integral, ou não possuem alguém de confiança para isto. Se você tem a possibilidade deixar o seu filho meio período com alguém, a escolinha pode ser acessada sem a necessidade de estender para a creche.

Eu estou de acordo com a idade mínima e máxima?

Bem, a idade minima para estar dentro do ambiente escola não determina um padrão específico, isto porque, irpa depender do senso de independência de cada criança. Algumas o desenvolvem mais cedo, outras não. Mas é preciso estar atento a idade máxima! De acordo com a LDB, é obrigatório que as crianças a partir dos 4 anos estejam matriculadas na escola.

Eu estou apto para escolher a melhor instituição?

Este aspecto é muito importante, pois o primeiro momento na escolinha também é difícil para o papai e a mamãe. Portanto, o ideal é que você comece a se preparar desde cedo. Visite instituições, compare preços, observe o planejamento pedagógico da escola e tenha certeza de que ela está localizada em um ponto viável para os familiares. Afinal, você não vai querer deixar seu filho esperando na escola.

FONTE